Qual a importância da correta dosagem de fertilizante para a lavoura?

 
 
6 minutos para ler
 
 

Uma boa produtividade da lavoura depende, sobretudo, das adequadas condições do solo e de sua capacidade de atender às necessidades das plantas cultivadas. Então, é preciso garantir que o solo disponha dos nutrientes necessários e, para isso, a dosagem de fertilizante feita de modo preciso é essencial.

 

Fertilizantes aplicados a mais, no mínimo, representam perdas financeiras que nenhum produtor deseja. Por outro lado, adubar menos do que o necessário pode ser um grande fator de baixa produtividade, além de deixar a cultura mais suscetível a pragas e doenças.

 

Continue a leitura e descubra qual a importância da correta dosagem de fertilizante para sua lavoura!

 

 

Entenda a importância da dosagem de fertilizante

 

Fertilizantes são aplicados no solo essencialmente por duas razões: a) para garantir que a lavoura receba os nutrientes de que necessita para o seu desenvolvimento; b) para repor o que foi retirado do solo pela cultura anterior.

 

As medidas que devem ser tomadas para torná-lo adequado para o cultivo são voltadas para as demandas da cultura que será semeada. Na verdade, uma análise do solo em que a lavoura será cultivada aponta sua condição físico-química e se há necessidade de alguma adequação,

 

Cuidados assim são indispensáveis, uma vez que os elementos minerais do solo precisam estar numa condição de equilíbrio. Somente dessa forma, as plantas podem manifestar todo seu potencial produtivo.

 

Alguns elementos, estando presentes em grandes concentrações, podem ser tóxicos. Outros, em concentrações menores que determinados limites, impedem as plantas de se desenvolver adequadamente.

 

Por essa razão, a análise de solo é importante, pois mostrará como o terreno está para aquela cultura e o que precisa ser feito para ficar na melhor condição para as plantas. A aplicação de fertilizantes fará esse ajuste e, por isso, tem que ser precisa, isto é, as dosagens devem ser exatas.

 

Em termos práticos, pode-se dizer que fertilizantes a mais representam perda de recursos financeiros e risco de intoxicação para a lavoura. Por outro lado, quando aplicados em quantidades menores que o necessário, poderão ser responsáveis por redução na produtividade.

 

Como a adubação geralmente é mecanizada, a adubadora deve dispor de um mecanismo que garanta que esteja muito bem regulada. No entanto, é preciso que a dosagem esteja exata ou de nada valerá a regulagem da máquina.

 

 

Saiba como utilizar a dose certa de fertilizante

 

A utilização de fertilizantes na lavoura traz inúmeras vantagens para a produção agrícola. Assim, seja para recuperar a fertilidade no preparo do solo, seja para garantir que as plantas tenham disponíveis os nutrientes de que necessitam, é essencial que seja fornecida a dose certa, sem faltas e nem excessos.

 

Para isso, duas operações essenciais são necessárias: calcular a quantidade de fertilizante que deve ser distribuída em toda a área para atender às necessidades das plantas e, ao mesmo tempo, calibrar as máquinas para que a aplicação seja certeira.

 

As máquinas agrícolas (plantadeiras, semeadeiras, adubadeiras) têm tabelas próprias para regulagem dos discos controladores dos insumos lançados ao solo. No entanto, como são tabelas fixas e dimensionadas para um tipo único de fertilizante (um mesmo tamanho dos grânulos do adubo), sua precisão pode deixar a desejar.

 

Para que as demandas sejam adequadamente atendidas, a tecnologia disponibilizou instrumentos simples, mas muito eficientes em sua precisão: a tabela eletrônica para a calibragem e o aplicativo para cálculo da dose correta. Essas duas ferramentas constituem uma ajuda preciosa para o produtor.

 

O emprego de uma tabela eletrônica instalada na própria cabine da máquina confere autonomia ao operador. Além disso, o instrumento oferece 4 funções principais:

 

  • taxa de sementes;
  • taxa de adubo;
  • horímetro;
  • hectarímetro.

 

Dessa forma, a calibragem das máquinas é muito facilitada, assim como os ajustes operacionais que forem necessários ao longo do trabalho. Com a tabela, a regulagem das máquinas se faz com a precisão requerida, fornecendo dados importantes sobre o trabalho já realizado, possibilitando:

 

  • gerenciar os insumos;
  • controlar as horas parciais e totais trabalhadas da máquina;
  • controlar a velocidade mínima, média e máxima do plantio;
  • obter informações sobre a área efetiva da lavoura;
  • obter informações parciais e totais sobre a área plantada;
  • prever a quantidade de fertilizantes que será utilizado;
  • obter a configuração de regulagem da engrenagem que mais se aproxima da dose desejada;
  • adequar a regulagem às características físicas e químicas dos fertilizantes.

 

Por sua vez, um aplicativo instalado no celular do produtor é capaz de realizar todos os cálculos necessários, a fim de se definir a quantidade de fertilizante e a dose certa que deve ser aplicada. Para esse fim, conheça o aplicativo Dose Certa.

 

 

O App Dose Certa

 

A interpretação da análise de solo vai estabelecer a necessidade de insumos agrícolas para suprir as demandas da lavoura. Assim, chegou a hora de definir quanto de adubo deve ser aplicado.

 

Para isso, uma série de cálculos e avaliações deve ser realizada com as máquinas que serão utilizadas, a fim de definir a dose certa a ser aplicada. As coisas funcionam da seguinte maneira:

 

  • verificar as engrenagens que fazem funcionar o sistema de distribuição da máquina;
  • percorrer certa distância com a máquina e coletar o adubo distribuído;
  • proceder aos cálculos e avaliações para se dimensionar a quantidade exata que deve cair;
  • implantar as engrenagens corretas em função dos cálculos;
  • abastecer o reservatório e proceder à adubação.

 

Ocorre que, em função da quantidade coletada, do espaçamento adotado e da distância percorrida, os cálculos mudam muito. Essas alterações dificultam o trabalho do operador.

 

Essas dificuldades foram eliminadas com a utilização do app Dose Certa. Trata-se de um aplicativo desenvolvido para realizar todos os cálculos necessários a partir do adubo coletado da máquina em um percurso padrão de 100 metros.

 

O fertilizante coletado é pesado, e os dados em gramas (g) são inseridos no aplicativo. O app Dose Certa fará o cálculo preciso da dosagem necessária tomando por base recomendações agronômicas, de modo a evitar a falta ou o excesso de fertilizantes.

 

Como se viu, a dosagem de fertilizante para sua aplicação no solo é de crucial importância para atender adequadamente às necessidades da lavoura. Ao mesmo tempo, deve ser precisa o suficiente para não provocar perdas por excesso ou por falta do produto no solo.

 

 

Gostou das informações do artigo? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você poderá acompanhar as nossas postagens.