[blog] Banner principal (academia do plantio)
Plantabilidade

Leitura: MIN

Afinal, como fazer o controle biológico de pragas na agricultura?

 
 
 
4 minutos para ler
 
 

A agricultura sempre sofreu com pragas e, ao mesmo tempo, sempre foi fundamental para garantir a sobrevivência humana. A chamada “Revolução Verde” foi bastante positiva para o agronegócio, que teve que se reinventar para atender às necessidades da população crescente.

 

Atualmente, a agricultura deve ser inovadora mesmo no que se refere aos desafios mais antigos, como as pragas da lavoura. O uso exagerado de agrotóxicos não é recomendado porque impacta negativamente o meio ambiente e a saúde das pessoas.

 

Neste artigo, vamos mostrar como fazer controle biológico de pragas. Leia o texto e acerte no seu cultivo!

 

 

Que fatores ajudam na proliferação das pragas?

 

No meio ambiente, o controle de população dos seres vivos se faz naturalmente, ou seja, sempre existe uma presa e um predador. Quando praticamos a monocultura e quando removemos a cobertura natural do solo, acabamos desequilibrando esse controle natural, diminuindo a diversidade dos animais e dos vegetais.

 

Observe alguns fatores que contribuem para que certos insetos se multipliquem de forma exagerada:

 

  • a oferta elevada de somente uma cultura;
  • a pouca diversidade de plantas;
  • a falta de predadores suficientes.

 

 

Quais são os controladores biológicos?

 

Para saber como fazer controle biológico de pragas, conheça agora três categorias de insetos:

 

  • os predadores: insetos que procuram suas presas e têm a base de sua alimentação em outros insetos, como a vespa, o louva-a-deus, a aranha e a joaninha;
  • os parasitoides: um inseto adulto coloca os seus ovos no corpo ou nos próprios ovos da praga; a larva é que devora o inseto que é considerado uma praga, matando-o (ao contrário dos parasitas que não tiram a vida do hospedeiro), como a vespinha e a mosca;
  • os patógenos: insetos que provocam doenças nas pragas, como bactérias, vírus, fungos e vermes cilíndricos (nematoides).

 

 

Como fazer controle biológico de pragas?

 

Podemos aplicar, no controle biológico de pragas, algumas estratégias bem articuladas, como:

 

  • clássico: colocar uma praga exótica na lavoura, originada de outra região ou do mesmo país, para controlar determinada praga, que pode ser exótica também;
  • natural: colocar espécies nativas que ajudam no aumento desses agentes controladores, como a criação de corredores ecológicos, evitando os agrotóxicos;
  • aplicado: colocação de controladores em grande quantidade para diminuir a população das pragas de forma rápida (nesse caso, os insetos passam por multiplicação laboratorial).

 

Quais são os principais organismos para controlar pragas?

 

Agora, vamos mostrar alguns exemplos de insetos que ajudam a controlar pragas, que continuam sendo um dos principais problemas no plantio.

 

 

Trichogramma sp.

 

São vespinhas que parasitam ovos de aproximadamente 200 espécies de insetos. Elas dão preferência às posturas de borboletas e mariposas, cujas lagartas atacam os pés de algodão e tomate.

 

Metarrhizium anisopliae

 

É um fungo que mata diferentes insetos, como besouros, cigarrinhas, percevejos e lagartas. Ele mumifica esses insetos, envolvendo os seus corpos.

 

 

Coccinella septempunctala

 

É o célebre besouro chamado de joaninha. Ele é predador de diversas espécies de pulgões.

 

 

Quais outras práticas são recomendadas?

 

 

Outras práticas agrícolas que podem ser usadas, inclusive, na produção de soja envolvem:

 

  • o cultivo de corredor ecológico: espécies de plantas atrativas para pragas e para os seus controladores;
  • a utilização de lonas amarelas que funcionam como estufas e evitam que as pragas se aproximem demais da lavoura (algumas vezes, as lonas atraem os insetos para elas mesmas, afastando-as da lavoura).

 

Agora, você já sabe como fazer controle biológico de pragas, ou seja, como usar os recursos que a própria natureza oferece para combater os insetos que ameaçam a lavoura. Assim, garantirá o sucesso em seu agronegócio e, ao mesmo tempo, aplicará princípios sustentáveis, que não agridem o meio ambiente.

 

Controlando as pragas, certamente, você vai melhorar a sua produtividade. Deseja saber mais sobre como aumentar a sua produção e de que forma otimizar os resultados de suas plantações? Aproveite e confira informações acerca da produtividade na agricultura!

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.