Quais são os principais problemas de plantio e como a FertiSystem pode ajudar?

 
 
6 minutos para ler
 
 

A vida do agricultor é cheia de desafios e é preciso ter os cuidados adequados com o manejo do solo, a fim de garantir uma colheita produtiva e lucros satisfatórios. Entre os principais entraves no campo, estão os fatores ligados às intempéries, às doenças e às pragas. Mas como evitar esses e outros problemas de plantio?

 

Toda safra está sujeita a apresentar questões que podem comprometer os resultados e levar prejuízos aos agricultores. Por isso, é preciso saber avaliar as necessidades do plantio para encontrar as melhores soluções e assegurar mais qualidade aos seus produtos. Neste post, vamos apontar os principais problemas no plantio e como o agricultor pode solucioná-los. Confira e boa leitura!

 

 

Quais são os principais problemas no plantio?

 

Para manter a lavoura em boas condições até o final, o agricultor pode enfrentar muitos problemas. O manejo do solo envolve conhecimentos técnicos que muitos produtores acabam só aprendendo na prática. Segundo Afonso Musscopp, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da FertiSystem, os principais problemas no plantio são: as ervas daninhas; as falhas nos equipamentos de plantio; a má qualidade das sementes e o uso de fertilizantes pouco eficientes. Mas outros problemas também podem ser encontrados.

 

 

Falta de controle dos nutrientes

 

A lavoura necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento, já que são eles os responsáveis por potencializar a qualidade de produção. Por isso, os nutrientes e a acidez do solo precisam ser compatíveis com o seu cultivo para garantir a safra. Cada plantação pede um determinado cuidado com a terra e a ausência desse controle pode gerar perdas e prejuízos.

 

 

Ausência de monitoramento das pragas

 

Um dos maiores temores dos agricultores está relacionado às pragas, afinal, elas podem destruir toda a safra rapidamente. Monitorar a plantação é uma forma de identificar a possível presença de pragas e eliminá-las antes que possam se espalhar e comprometer a colheita. Além disso, o monitoramento permite que o produtor aplique, no momento certo, produtos que impedem a proliferação desses predadores.

 

 

Pouco investimento em tecnologia

 

Um erro comum de muitos agricultores é não investir em tecnologias que melhoram a eficiência do plantio. Existem muitos equipamentos no mercado que auxiliam o agricultor a otimizar a produção de sua lavoura. A automação de processos, como a irrigação e a dosagem de fertilizantes, o uso de drones, além de ferramentas que ajudam a prever as condições do tempo, são soluções importantes e eficientes para o agronegócio.

 

 

Ausência de mão de obra qualificada

 

A evolução tecnológica dos últimos anos exige novos conhecimentos e habilidades dos trabalhadores rurais. Muitas dessas pessoas não têm contato com as ferramentas tecnológicas por não terem escolaridade suficiente para aprender a operar esses novos recursos. Por isso, para otimizar o plantio e garantir os lucros, é fundamental que os agricultores invistam na formação dos seus profissionais. Cursos e workshops realizados na propriedade são formas de incentivar os estudos.

 

 

Alto índice de desperdício

 

Infelizmente, muito do que é produzido nas propriedades rurais no mundo é desperdiçado. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre 1/4 e 1/3 dos produtos alimentícios produzidos anualmente, como frutas, hortaliças e sementes, são desperdiçados ou se perdem. Para o produtor rural, esse desperdício representa perdas financeiras significativas, por isso, é fundamental minimizá-lo.

 

 

Falta de investimento em serviços de previsão do tempo

 

Boa parte do sucesso de uma safra depende das condições meteorológicas. Por isso, conhecer e monitorar o clima é essencial para diminuir as chances de prejuízos e, automaticamente, melhorar a produtividade. Existem ferramentas que fornecem todas as condições do tempo, ajudando o agricultor a mitigar as suas perdas ou aumentar os seus ganhos.

 

 

Falta de planilhas de controle

 

A não utilização de planilhas de controle básicas pode tornar a gestão agropecuária ineficiente e gerar desperdícios de recursos. Por isso, para melhorar a qualidade da administração, é fundamental ter um banco de dados seguro. Um bom gestor rural precisa controlar os números da sua plantação para distribuir melhor os seus recursos e evitar os prejuízos.

 

 

Quais são os desafios em analisar os problemas no plantio?

 

Identificar e analisar os problemas no plantio pode ser um desafio para os agricultores. Isso porque, muitas vezes, é preciso ter conhecimento técnico e capacitação, elementos de que os trabalhadores rurais ainda não dispõem. “Para verificar a qualidade do equipamento, por exemplo, as aferições devem ser feitas antes do plantio e o operador precisa ser treinado para apontar e solucionar os erros”, explica Afonso Musscopp.

 

 

Como solucionar esses problemas no plantio?

 

Para solucionar os problemas no plantio, é preciso investir no treinamento dos trabalhadores do campo, oferecendo cursos que capacitarão esses profissionais para a tomada de decisões mais rápidas e precisas para a lavoura. Além disso, é importante sempre conferir as condições do solo antes do plantio e utilizar equipamentos de boa qualidade.

 

Também é essencial conhecer detalhadamente o solo e o clima para, assim, definir qual a melhor plantação a ser cultivada na região. “É de suma importância saber as condições do solo e do clima, pois, quando não são conhecidas essas características, não é possível saber o que plantar e a quantidade ideal, gerando baixa produtividade para o plantio”, ressalta Afonso.

 

O uso das tecnologias disponíveis no mercado oferece muitos benefícios aos produtores rurais. Além de melhorar a qualidade da produção e otimizar o uso dos insumos, o emprego desses recursos também diminui os impactos no meio ambiente, facilita a comunicação entre os trabalhadores do campo e os administradores, reduz o risco de perdas e aumenta os ganhos do produtor.

 

 

Como a FertiSystem pode ajudar nesse sentido?

 

A FertiSystem é uma empresa confiável e tem produtos de excelente qualidade para os agricultores otimizarem as suas produções. Além disso, os itens da FertiSystem ajudam a solucionar os problemas de plantio, proporcionando mais lucratividade. Segundo Afonso Musscopp, eles oferecem maior praticidade na hora do plantio e auxiliam a monitorar e a economizar sementes e fertilizantes, além de haver opções para plantio de desligamento linha a linha e mapas de taxa variável.

 

Portanto, os problemas de plantio diminuem a produtividade e causam prejuízos financeiros, como você viu. Para evitar, no entanto, que isso aconteça, é importante monitorar o solo e o clima, além de utilizar tecnologias que ajudam a dosar a quantidade de sementes e de fertilizantes. Conte com os produtos da FertiSystem e garanta mais sucesso para a sua colheita.

 

 

Quer saber mais? Entre em contato com os consultores da FertiSystem e conheça as melhores soluções para o campo!