[blog] Banner principal (academia do plantio)
Dicas

Leitura: MIN

Confira 5 dicas para aumentar a produtividade na agricultura

 

4 minutos para ler

 

 

Embora a produção agrícola brasileira seja muito grande, a eficiência de nossas lavouras, isto é, a produtividade na agricultura, poderia ser ainda melhor. Este é o sonho de todo produtor: produzir mais na mesma área.

 

Para isso, no entanto, não se pode apenas contar com a sorte, mas deve-se olhar para o campo com uma visão empresarial. Existem técnicas modernas para serem adotadas e tecnologias para a agricultura avançar muito mais.

 

Continue a leitura e confira cinco dicas para aumentar a produtividade de suas lavouras!

 

 

1. Faça a rotação de culturas

 

 

A rotação de culturas consiste em cultivar, na mesma área, uma lavoura diferente daquela que foi colhida. As vantagens são muitas e podem ser assim resumidas:

 

  • melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo;
  • interrompe o ciclo de doenças e pragas instaladas no campo, uma vez que esses inimigos naturais das lavouras são diferentes para cada família de plantas;
  • explora diferentes nutrientes do solo, evitando esgotamentos comuns em lavouras continuadas;
  • repõe matéria orgânica diferenciada no solo;
  • aumenta a produtividade como resultado dos efeitos anteriores conjugados.

 

 

2. Utilize os fertilizantes de modo correto

 

 

A disponibilidade de nutrientes no solo é essencial para um bom desenvolvimento das plantas, mas é ainda mais importante para uma boa produção. No entanto, por mais fértil que seja o solo, seus nutrientes são consumidos pela plantação instalada.

 

Por essa razão, o uso de fertilizantes é indispensável, mas a eficiência da adubação só será garantida se houver uma adequada utilização desses insumos. Na verdade, uma adubação mal conduzida pode prejudicar a produção. Nesse sentido, é preciso considerar, entre outras:

 

  • as necessidades nutricionais da cultura cultivada;
  • as condições do solo para atender a lavoura;
  • a necessidade de correção da acidez do solo para receber a adubação;
  • o tipo de fertilizante mais adequado, tanto para a planta como para o solo em questão;
  • a forma de aplicação do fertilizante.

 

 

3. Invista em agricultura de precisão

 

 

A chamada agricultura de precisão consiste na prática agrícola que, por meio de tecnologia, é capaz de identificar diferentes condições de solo na área de cultivo e associá-las às variáveis do clima. Seu objetivo é otimizar os recursos naturais, assim como os investimentos nos locais onde são realmente necessários para melhorar a produtividade.

 

Esse sistema opera a partir de dados georreferenciados, caracterizando cada área da lavoura. Assim, para cada trecho mapeado, é realizada a dosagem adequada de fertilizantes ou defensivos agrícolas.

 

 

4. Faça uso de sementes de qualidade

 

 

As sementes constituem o começo de tudo. De nada adiantaria o melhor solo e a garantia da melhor adubação se as sementes plantadas não trouxessem, em si, toda a carga genética da boa produção.

 

Nesse sentido, existem variedades ou cultivares desenvolvidas para cada tipo de solo e clima, e o produtor deve procurar conhecer aquelas que são mais indicadas para sua região. Além disso, considere fazer uso de sementes certificadas, cuja qualidade pode ser garantida.

 

 

5. Invista em tecnologia para o campo

 

 

A tecnologia já chegou ao campo há algum tempo e vem disponibilizando cada vez mais e melhores recursos para o produtor. Assim como visto na agricultura de precisão, o controle e a precisão na distribuição de sementes e na dosagem de fertilizantes apresentam resultados muito bons na melhoria da produtividade na agricultura.

 

Por sua vez, o uso de drones permite a visualização de extensas áreas da lavoura, identificando regiões de falhas, de ocorrência de doenças ou de pragas ou de comportamento irregular da cultura. Além disso, novos softwares para gestão da produção ou controle da irrigação, por exemplo, assim como aplicativos para celulares, fazem uma verdadeira revolução na moderna agricultura.

 

Com essas dicas para aumentar a produtividade na agricultura, fica mais fácil perceber que muito pode ser feito. No entanto, é indispensável ressaltar que manter o controle dos fatores que afetam a eficiência da produção é a chave do sucesso.

 

 

Gostou do post? Então, continue conosco em nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.