[blog] Banner principal (academia do plantio)
Tecnologia

Leitura: MIN

Dosagem autônoma de fertilizantes e sementes: entenda os impactos para a agricultura

 
 
6 minutos para ler
 

Os fertilizantes estão entre os insumos agrícolas mais importantes. Para melhorar as condições de plantabilidade, produtividade e sustentabilidade, é essencial acertar na aplicação. Por isso, a dosagem autônoma de fertilizantes e sementes é uma alternativa que se destaca.

 

Estamos falando de um modelo que utiliza tecnologia e sistemas robustos para chegar ao valor adequado de aplicação. Graças a esse recurso, é possível obter diversas vantagens para a sua propriedade rural.

 

Quer descobrir tudo sobre essa alternativa? Continue a leitura e veja o que separamos sobre dosagem autônoma de fertilizantes e sementes.

 

 

Entenda a importância da dosagem de fertilizantes

 

Aplicar a quantidade certa de fertilizantes é indispensável para que possamos atingir um nível produtivo satisfatório. O uso em excesso ou insuficiente impede o alcance de bons resultados, então, é preciso ter atenção.

 

Para se convencer de vez, veja o que torna tão relevante a aplicação da dosagem correta de fertilizante!

 

 

Aumenta os recursos nutritivos para as plantas

 

O principal motivo que podemos destacar quanto à aplicação de fertilizantes envolve a disponibilidade de recursos nutritivos. Eles são especialmente necessários para os solos de baixa fertilidade, como os que sofrem algum tipo de degradação.

 

Com a aplicação correta dos insumos, o solo tem a disponibilidade certa de nutrientes, o que melhora o desempenho da lavoura — como veremos em breve.

 

 

Evita a toxidez do solo

 

Aplicar fertilizantes em excesso, no entanto, causa mais prejuízos que vantagens. Com uma quantidade maior que a necessária, o solo pode ficar “intoxicado”. Dessa forma, o desenvolvimento não é ideal.

 

Além de tudo, há o risco de algum componente ficar indisponível, devido ao excesso de outros nutrientes. Com isso, é impossível alcançar os resultados desejados.

 

 

Melhora a produtividade da lavoura

 

Acertar na dosagem de fertilizantes é crucial para garantir um aumento no nível produtivo da plantação. Afinal, as plantas terão os níveis certos dos nutrientes exigidos para o seu desenvolvimento.

 

Como consequência, há uma aceleração do desenvolvimento e um aumento no rendimento por hectare, de forma geral. Com isso, também são ampliados os ganhos associados à produção.

 

 

Conheça os impactos da dosagem autônoma para o plantio

 

Como definir corretamente a quantidade é tão importante, vale pensar em soluções que ajudem a garantir bons resultados. Nesse sentido, a dosagem autônoma de fertilizantes e sementes é uma boa saída.

 

Apesar de não ser completamente automática, é uma excelente alternativa para melhorar o desempenho. A seguir, veja quais são os principais impactos ligados a esse tipo de solução!

 

 

Descomplicação dos cálculos

 

O cálculo para identificar a dosagem de fertilizantes envolve muitas variáveis. É preciso pensar em características, como a quantidade coletada, o espaçamento e a distância que será percorrida.

 

Embora diversas máquinas apresentem uma tabela de dosagem, não devemos nos esquecer de que há vários tipos de fertilizantes. Com a dosagem autônoma, os cálculos se tornam muito mais simples, o que diminui os erros. Também é algo que faz com que o produtor faça análises com maior frequência, o que aumenta as chances de sucesso.

 

 

Melhora do aproveitamento dos insumos

 

Além disso, devemos considerar que usar a quantidade correta de fertilizante é essencial para aproveitar os insumos ao máximo. Se a aplicação for realizada em excesso, o solo é contaminado e há um esgotamento do produto disponível. Isso leva à necessidade de fazer novas compras, o que aumenta os gastos.

 

Por outro lado, o uso abaixo do exigido faz com que muito produto sobre, sem que as plantas tenham máximo crescimento. Portanto, a dosagem autônoma de fertilizantes e sementes serve para garantir o melhor aproveitamento do insumo.

 

 

Agilidade no processo

 

Outro ponto interessante é que recorrer a essa solução é uma ótima maneira de ter um processo mais ágil e dinâmico. Afinal, os cálculos são feitos com facilidade e não é preciso perder tempo.

 

Especialmente diante da exigência de tomar decisões rápidas, esse é um ponto muito importante. Assim, fica mais simples garantir que a lavoura terá aquilo de que precisa no momento certo.

 

 

Favorecimento do desenvolvimento das plantas

 

Como dissemos, a quantidade certa de fertilizante faz com que as plantas tenham os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Considerando isso, a adoção da dosagem autônoma de fertilizantes e sementes é indispensável para fortalecer o crescimento e a criação de estruturas.

 

Inclusive, isso ajuda a criar plantas mais resistentes e que entregam resultados com máximo potencial. Assim, sua propriedade vai ter maior produção e é possível melhorar até a gestão financeira.

 

 

Saiba como é realizada, na prática, a dosagem autônoma

 

A FertiSystem conta com uma solução específica de dosagem autônoma de fertilizantes e sementes. Com essa escolha, você poderá aproveitar todas as vantagens que apresentamos — e várias outras.

 

Para apoiar a sua decisão, separamos como é o funcionamento desse processo. A seguir, veja quais são as etapas essenciais!

 

 

Coleta via app Dose Certa

 

O aplicativo Dose Certa é um dos principais componentes quando falamos da dosagem autônoma de fertilizantes e sementes. Ele ajuda a calibrar a aplicação de fertilizantes e tudo começa com uma coleta desse insumo.

 

Também é essencial observar as engrenagens do sistema de distribuição motora, pois isso influencia a aplicação. Com esses dados iniciais corretos, é possível partir para as próximas etapas.

 

 

Seleção da calibragem

 

Depois, é preciso escolher a aba de acordo com a calibragem. Entre as opções, há sementes graúdas, sementes miúdas ou fertilizantes. Assim, há como auxiliar os processos da melhor maneira.

 

A escolha correta ainda é essencial para que todos os cálculos sejam precisos. A coleta também deve ser feita de acordo com as regras previstas para cada máquina.

 

 

Inclusão de outros dados

 

Para que os cálculos apresentem a devida precisão, é indispensável adicionar todos os dados referentes ao processo. Entre as informações exigidas, estão a coleta, a distância e o espaçamento da máquina.

 

Todas as variáveis serão usadas para calcular, automaticamente, a dose indicada do fertilizante. Os cálculos são muito mais rápidos que de outro modo, o que justifica a característica autônoma.

 

 

Informe de resultados

 

Por fim, o próprio aplicativo apresenta quais são os resultados, de acordo com as informações apresentadas. A ideia é garantir que a sua aplicação seja feita de modo seguro e com bastante previsibilidade.

 

No entanto, vale notar que a dosagem autônoma de fertilizantes e sementes deve estar associada a outras boas práticas. É preciso escolher fertilizantes de qualidade, acertar na semeadura e cuidar de outras questões para que o plantio ocorra de forma adequada.

 

A dosagem autônoma de fertilizantes e sementes evita erros, previne desperdícios e ajuda a aumentar a produtividade agrícola. Com o auxílio da solução da FertiSystem, você terá mais lucros, menos perdas e muita eficiência!

 

 

Já que os impactos são tão positivos, entre em contato conosco e veja como aproveitar essa alternativa!

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.