[blog] Banner principal (academia do plantio)
Tecnologia

Leitura: MIN

Motor elétrico para a agricultura: entenda os impactos no seu dia a dia

 
 
6 minutos para ler
 
 

O motor elétrico para a agricultura é uma das inovações tecnológicas que está permitindo a produtores economizar em sementes e fertilizantes, aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental negativo.

 

Substituir a transmissão mecânica ou eletro-hidráulica do seu maquinário por motores elétricos permite maior flexibilidade dos equipamentos, com novas funcionalidades que não são possíveis com os sistemas de transmissão convencionais. Isso inclui sensor de velocidade, contagem de sementes, fácil calibração de fertilizantes e sementes, tela touch screen, interface fácil de usar e muito mais.

 

Neste artigo você vai ler sobre a crescente necessidade da tecnologia nas produções rurais. Em seguida, apresentamos os benefícios dos motores elétricos para a sua produção agrícola e suas funções. Ao final do texto, apresentamos dicas para você escolher o melhor modelo para suas necessidades.

 

 

Aprenda sobre a crescente necessidade da tecnologia nas produções rurais

 

 

Semeadoras mecânicas apresentam diversos problemas que interferem diretamente no arranjo espacial e no coeficiente de variação dos insumos aplicados, isso interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, no retorno econômico para o produtor. Dentre os causadores destas variações estão fatores ligados à transmissão, dentre eles: desgaste de engrenagens, tensão de correias, calibração dos pneus, condições do terreno (irregularidades, umidade do solo, etc), folgas em luvas e conexões, enfim, em todo o processo mecânico da máquina, desde a roda que faz o acionamento do sistema ao dosador das sementes e fertilizantes.

 

Com o advento da agricultura de precisão, a necessidade de aplicação de taxas variáveis e outras funcionalidades, a inserção do motor hidráulico foi necessária. Porém esta ferramenta também apresenta algumas ineficiências, dado o longo tempo de resposta entre o comando enviado para o sistema e o retorno desse comando, além da grande demanda de óleo e potência do trator são alguns pontos críticos.

 

Esse tempo entre a leitura do mapa de prescrição, envio do comando, ajuste da válvula, definição do fluxo de óleo no motor e a confirmação da informação, em alguns casos, pode levar mais de 15 metros para ocorrer. Além disso, esta forma de acionamento continua com algumas transmissões e inviabiliza, técnica e economicamente, o desligamento linha a linha e a de curvas.

 

A tecnologia dos motores elétricos se apresenta em um outro patamar, eliminando todas as limitações apresentadas, além de dispor de inúmeras outras vantagens. Em um primeiro momento, o maior benefício é a eficiência do equipamento de plantio. Como tudo funciona eletricamente a 12 volts, tanto a informação enviada quanto a informação recebida são instantâneas, isso possibilita ações e reações de todo o sistema em frações de segundo aumentando consideravelmente a eficiência dos sistemas dosadores.

 

 

Conheça 3 benefícios de utilizar motores elétricos na agricultura

 

 

Vamos destacar alguns dos principais benefícios de se usar motores elétricos na sua produção.

 

 

1. Otimiza o trabalho do agricultor

 

Por sua maior precisão, o motor elétrico torna o trabalho mais eficiente. Ele consegue compensar diferenças entre linhas, adequando a população de plantas na mesma distância entre uma semente e outra — tanto na linha interna quanto externa. Isso vai otimizar a área plantada e aumentar o potencial produtivo para cultivar, pois representa maior produtividade. O desligamento linha a linha evita sobreposição na área plantada e economiza sementes e fertilizantes.

 

 

2. Aumenta a produtividade da lavoura

 

O motor elétrico ajuda a aumentar a produtividade por fornecer a quantidade de nutrientes adequada em cada ponto do talhão, além de melhorar consideravelmente o arranjo espacial.

 

 

3. Ajuda a conservar a terra

 

Quem pratica a agricultura consciente, fica incomodado com o desperdício de insumos e, no plantio, isso se resume em sementes e fertilizantes. Porém, quando falamos em sementes, temos que ter em mente que junto delas, estão inseridos fungicidas inseticidas, adubos foliares, inoculantes e outros componentes para proteger a semente, que acabam sendo aplicados juntos no solo.

 

Com motores elétricos, pode-se adequar as quantidades aplicadas em cada ponto, reduzindo a intoxicação da cultura e a contaminação do ambiente com excesso de produtos químicos.

 

 

Saiba quais os motores mais utilizados e suas funções

 

Existem dois modelos de motores elétricos disponíveis no mercado, tanto para semeadoras quanto para plantadoras e transplantadoras. Para plantadoras e transplantadoras é utilizado o DRV 9000, um motor com 8.75 Nm de força, adequado a equipamentos mais pesados e de aplicações específicas.

 

Para semeadoras, a FertiSystem oferece o DRV 9000 para a aplicação nas seções dos dosadores de fertilizantes e o DRV 4500 para o acionamento de dosadores de semente pneumáticos. Para o acionamento de dosadores de semente mecânicos (individual ou seções), indica-se o DRV 9000.

 

Ambos os motores possuem a mesma tecnologia e a mesma confiabilidade, o que diferencia um do outro é o torque.

 

 

Veja o que é preciso analisar ao escolher o melhor motor elétrico

 

Fique de olho em algumas características importantes antes da compra!

 

 

Qualidade do equipamento

 

Um bom equipamento deve ter boa durabilidade e resistir a intempéries como sol e calor. Mais do que isso, deve ser capaz de dar conta do trabalho que promete.

 

 

Interface e usabilidade

 

A gente compra uma ferramenta para nos dar menos trabalho, e não mais. Um bom equipamento terá um painel fácil de visualizar e entender, permitindo o acompanhamento do trabalho de plantio e fornecendo todas as informações necessárias.

 

 

Reputação da empresa

 

Não compre gato por lebre. Consulte a reputação do fornecedor e faça perguntas sobre premiações e certificações. Uma boa empresa também vai oferecer assistência ao consumidor e garantia dos produtos.

 

O mundo como você conhece está mudando. O motor elétrico para a agricultura está ajudando produtores a renderem mais, desperdiçarem menos e conservarem melhor os seus solos. Acompanhados de uma interface fácil de usar, vão ajudar sua propriedade a entrar no mundo da agricultura de precisão e fazer das próximas colheitas grandes sucessos.

 

 

Ficou interessado em conferir na prática o que o motor elétrico pode fazer para seu negócio rural? Entre em contato agora com a FertiSystem e vamos conversar sobre o que podemos fazer juntos para a sua produção.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.