[blog] Banner principal (academia do plantio)
Sustentabilidade

Leitura: MIN

4 melhores práticas para promover a agricultura sustentável

 
 
4 minutos para ler
 

A melhoria da produção por meio de técnicas naturais tem atraído cada vez mais pessoas. No campo, isso não é diferente, e a agricultura sustentável vem crescendo exponencialmente no mercado, com produtos cada vez mais valorizados por quem quer uma melhor qualidade de vida.

 

Mais do que um novo modo de se viver, o uso de produtos orgânicos também representa uma contribuição para a saúde dos seres humanos e para a qualidade das águas e do solo em nosso planeta. De um modo geral, podemos dizer que a adoção de práticas sustentáveis, também nas propriedades rurais, é benéfica para todos nós.

 

Se você quer seguir esse novo estilo de produção, saiba que é mais fácil do que se imagina. Para auxiliá-lo nesse processo, preparamos 4 dicas de práticas sustentáveis que você pode adotar. Confira!

 

 

1. Faça a rotação de culturas

 

Com a falta de rotatividade de culturas, o solo tende a sofrer uma degradação devido à necessidade de determinados recursos, que acabam sendo consumidos em maior quantidade por uma planta. Com o tempo, isso vai reduzir a produtividade, já que um solo mais pobre produz muito menos.

 

Com a rotação de culturas, esse problema deixa de ocorrer, já que a alternância no plantio favorece o solo e permite que os nutrientes sejam repostos naturalmente na terra. Isso aumenta a produtividade natural e garante melhor qualidade à terra e ao produto que será colhido.

 

 

2. Utilize fontes de energia renováveis

 

Sustentabilidade está diretamente ligada ao uso de energias renováveis. Na área agrícola, a dica é investir em recursos alternativos para a produção de energia, como o uso da tecnologia solar em regiões onde há grande incidência do sol.

 

Se a opção for pelo uso de geradores, opte por combustíveis sustentáveis, como o biodiesel, ou, então, produza energia com o uso da biomassa, que pode ser gerada utilizando determinados itens, como o bagaço da cana-de-açúcar.

 

 

3. Use fertilizantes naturais

 

A adoção de fertilizantes naturais é uma das técnicas que mais têm crescido nos últimos anos e que garantem mais qualidade aos alimentos e melhor saúde para quem os consome. Essa técnica de agricultura sustentável permite que o controle de pragas e pestes seja feito utilizando produtos que inibam o aparecimento de insetos.

Há diversos estudos que comprovam que o uso de produtos à base de folhas de tabaco, folhas de tomate, alho, urtiga, estrume, entre outros produtos orgânicos, tem grande capacidade de repelir os insetos, tornando sua produção livre dos agrotóxicos tão nocivos aos seres humanos e à própria natureza.

 

 

4. Faça uso da tecnologia

 

Assim como acontece nas indústrias, o uso da tecnologia pode permitir o aumento da produtividade também no campo. Inclusive, com o uso da chamada agricultura de precisão, é possível otimizar o plantio de acordo com a análise minuciosa da área que receberá as mudas, e usando dosadores de precisão.

 

Essa tecnologia no campo usa o monitoramento, em tempo real, de dados obtidos por meio de drones, GPS e sensores instalados no campo. Isso permite que sejam analisados o nível de chuva, a quantidade de água usada na irrigação e a qualidade do solo, o que melhora a produtividade de sua propriedade com o uso mais sustentável dos recursos.

 

Como podemos observar, a sustentabilidade é um termo que veio para ficar também no campo e, utilizando técnicas simples, pode-se garantir melhor qualidade ao produto produzido. Com a procura da população por itens mais saudáveis, sua produção pode, até mesmo, ter melhor valor agregado.

 

 

Entre em contato conosco e fique por dentro das melhores dicas para o produtor rural.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.