App Dose Certa: a tecnologia ideal para a dosagem de fertilizantes

 

 

6 minutos para ler
 
 

Para obter uma boa produtividade na lavoura, é preciso oferecer condições adequadas ao solo, a fim de atender às necessidades das plantas que serão cultivadas. Os fertilizantes são usados para que a terra disponha de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento de qualidade das plantações. Por isso, a dosagem certa desses produtos é muito importante e algumas tecnologias, como o App Dose Certa, ajudam os agricultores nesse processo.

 

Criado pela FertiSystem, o aplicativo calcula a quantidade correta de fertilizante, a partir da real granulometria do adubo escolhido pelo agricultor. Quando aplicados a mais, os fertilizantes podem levar a perdas financeiras. Já quando o adubo é colocado em menor quantidade, pode ocasionar baixa produtividade. Além disso, esses produtos, quando não aplicados na dosagem certa, podem deixar a plantação mais sensível a pragas e doenças.

 

Portanto, para manter os elementos minerais do solo em equilíbrio, é fundamental ministrar a dose certa de fertilizantes. Neste artigo, vamos mostrar como funciona o aplicativo e quais os benefícios dessa tecnologia para o agricultor. Boa leitura!

 

 

Entenda como funciona o App Dose Certa

 

 

As tecnologias oferecem muitas vantagens para as propriedades rurais. Os aplicativos são formas simples e práticas de ter acesso a informações, como a previsão do tempo, ou a dicas sobre técnicas para plantação. Além disso, existem os aplicativos que oferecem o cálculo certo de fertilizantes a serem aplicados na cultura.

 

A FertiSystem desenvolveu o App Dose Certa que auxilia o agricultor a preparar o solo por meio de informações sobre a dosagem correta do fertilizante a ser aplicado. O objetivo desse aplicativo é aumentar a produtividade da lavoura e diminuir as chances de prejuízos. Desse modo, por meio da real granulometria do adubo, o app ajuda o agricultor a realizar o cálculo.

 

Segundo Luis Eduardo Rodrigues, assistente de pesquisa e desenvolvimento da FertiSystem, o cálculo normalmente usado pelos produtores pode oferecer erros. “Geralmente, para fazer o cálculo de fertilizante, eram utilizadas tabelas fixas nas máquinas, mas a granulometria é diferente de um produto para o outro, o que pode causar variações e erros de cálculo”, explica.

 

A funcionalidade desse aplicativo é indicar a dose correta do fertilizante a ser utilizado por hectare e simplificar o modelo antigo de cálculo, visando a facilitar e a agilizar o processo de calibração da máquina. Além disso, o App Dose Certa tem um layout prático e os comandos são fáceis de usar, simplificando a vida do produtor.

 

“A novidade é que esse aplicativo ficou mais fácil de ser manuseado e é muito didático. É a facilidade e a agilidade nas mãos do agricultor, em um dos momentos mais importantes da cultura, que é a calibração da máquina para a semeadura”, afirma Luis Eduardo.

 

 

Conheça os benefícios da tecnologia para o agricultor

 

 

Os avanços tecnológicos proporcionam inúmeros benefícios aos produtores rurais. Como dito, o App Dose Certa auxilia o agricultor na aplicação da dosagem precisa do fertilizante, garantindo maior produtividade da lavoura e economia de insumos e agilizando a calibração da máquina.

 

Além disso, a utilização do aplicativo da FertiSystem gera impactos na sustentabilidade. Isso porque diminui as chances de erro humano, então, o fertilizante é sempre aplicado na dosagem adequada para o desenvolvimento saudável do solo.

 

A dose correta de fertilizante aplicado é fundamental para oferecer insumos adequados para que a lavoura tenha um bom rendimento. O fertilizante deve estar na quantidade ideal para não provocar o desperdício do produto e não gerar perdas nas plantações, por falta ou excesso.

 

 

Confira o passo a passo para utilizar o App Dose Certa

 

O App Dose Certa é gratuito e pode ser utilizado a qualquer momento, sem necessidade de internet ou de sinal de rede móvel. Antes, o agricultor precisava fazer a conversão das medidas necessárias manualmente.

 

Dessa forma, as chances de erros e de desperdícios eram bem maiores. Com a ajuda do aplicativo, o produtor precisa apenas indicar a dose do adubo desejado por hectare, o espaçamento em centímetros e a distância da coleta.

 

A partir dessas informações, o App Dose Certa indica os gramas que deverão ser coletados por hectare e a dosagem certa de fertilizante a ser aplicada. Assim, essa tecnologia ajuda a minimizar os desperdícios com erros de regulagem e falhas no campo. Veja o passo a passo de como utilizar o aplicativo:

 

  • acople um recipiente no distribuidor de fertilizante do seu maquinário;
  • percorra uma distância de 100 m com a máquina;
  • pese o fertilizante coletado;
  • indique o peso em gramas e o app indicará com precisão a quantidade de fertilizante para cada hectare da lavoura.

 

O App Dose Certa sempre usará a distância inicial e o espaçamento da lavoura para oferecer o resultado da dosagem. Por isso, o cálculo é preciso, visto que se baseia nos resultados alcançados na colheita e não se limita a dados técnicos.

 

 

Satisfação de quem usa

 

Como vimos, o uso do aplicativo oferece muitas vantagens para o produtor, otimizando as condições de produtividade e minimizando os riscos de prejuízos de insumos e, principalmente, financeiros. Segundo Luis Eduardo Rodrigues, o retorno dos agricultores sobre o app tem sido bastante positivo. “Os usuários relatam facilidade na utilização do aplicativo, mensuração eficiente dos dados e agilidade e praticidade no momento da calibração do maquinário”, relata.

 

Com esse aplicativo instalado nos aparelhos celulares, os agricultores são capazes de fazer cálculos necessários com precisão, tendo como objetivo determinar a dosagem de fertilizante e a quantidade certa a ser aplicada no solo. “O App Dose Certa só tem a agregar à vida do produtor rural. Ele facilita e agiliza o processo de cálculo de fertilizante, que, muitas vezes, é realizado de forma incorreta no momento da calibração, levando ao desperdício de produto”, ressalta Luis Eduardo.

 

Portanto, para garantir a qualidade do solo e aumentar a produtividade da cultura, o uso do App Dose Certa é fundamental. Essa tecnologia é um grande facilitador para o produtor. Por isso, é essencial que o fertilizante seja dosado de maneira adequada, a fim de atender às necessidades do solo e oferecer maior retorno financeiro ao produtor rural.

 

 

Gostou do post? Entre em contato com os consultores da FertiSystem e descubra muitas outras soluções para aumentar a produtividade da sua lavoura!