Veja 5 ferramentas de agricultura de precisão para a sua lavoura

 
 
7 minutos para ler
 

A agricultura precisa de implementações que promovam a melhoria nas diferentes etapas do plantio, durante a manutenção da lavoura e, finalmente, no processo de colheita. Antes, o trabalho no campo era muito mais difícil, exigia muito mais do produtor e estava muito limitado aos fenômenos naturais.

 

Claro que o solo e o clima ainda representam fatores fundamentais para a lavoura, mas o avanço tecnológico vem dando um impulso considerável ao agronegócio. O campo já conta com ferramentas bem desenvolvidas para cultivar os mais diferentes produtos.

 

Não existe mais o atraso que havia há alguns anos e que colocava a zona rural em um lado oposto ao da zona urbana, no que se refere ao desenvolvimento econômico e tecnológico. Por isso, vamos falar sobre as 5 ferramentas para agricultura de precisão que ajudam a otimizar o trabalho na lavoura, e como elas estão revolucionando o agronegócio!

 

 

O conceito de agricultura de precisão

 

A agricultura de precisão (AP) consiste em um conjunto de ferramentas e de tecnologias que permitem que o produtor rural conheça toda a área para cultivo da forma mais completa e eficaz. Trata-se, portanto, de fazer a aplicação no lugar correto, na dosagem ideal, na época certa e no horário certo.

 

Como as lavouras não são uniformes, explorar a variabilidade confere resultados mais positivos que o manejo pela média. Para otimizar a aplicação dos insumos e potencializar o retorno econômico, é importante utilizar equipamentos e ferramentas para agricultura de precisão.

 

 

As melhorias da agricultura de precisão para a lavoura

 

A agricultura de precisão trouxe muitas melhorias à lavoura, permitindo a aplicação de estratégias que solucionam os problemas de falta de uniformidade nas lavouras. Essas práticas podem ser aplicadas em diferentes níveis de complexidade e com finalidades diferentes.

 

Essa tecnologia permite disponibilizar uma quantidade elevada de dados específicos da cultura, que podem auxiliar a tomada de decisões e diminuir as incertezas do negócio. Certos equipamentos de agricultura de precisão podem oferecer economia de até 90% nos insumos.

 

Com a ajuda do equipamento comprado e a partir dos dados coletados, o produtor rural pode visualizar o todo de maneira mais padronizada, convertendo os dados em informações valiosas que servirão para orientar o processo de análise e direcionar as tarefas relacionadas.

 

 

A importância das ferramentas para agricultura de precisão

 

De acordo com Álvaro Gottlieb, gerente de engenharia/P&D na FertiSystem, a principal função da agricultura de precisão é a coleta de dados, seja de forma direta, seja indireta. Esse é o passo inicial para a criação de parâmetros e para a definição de metas.

 

Quando isso é feito com base nos números produzidos em cada terreno, o agricultor está progredindo em direção à otimização do trabalho. As metas devem ser desafiadoras, mas realistas, ou seja, devem ser possíveis de ser atingidas.

 

Quando o agricultor as determina fundamentadas em dados ou parâmetros que não são específicos da propriedade, há o risco da estagnação, porque o empreendedor subestima o próprio potencial. Há também o perigo de ficar frustrado ou desanimado, porque se pulam etapas e a realidade é superestimada.

 

Entre as vantagens de usar as ferramentas para agricultura de precisão, estão:

 

  • aumento da produtividade;
  • acréscimo no rendimento operacional;
  • maior quantidade de pessoas empregadas (ao contrário do que muitos pensam);
  • diminuição nos impactos ao meio ambiente;
  • informações precisas nas mãos do produtor rural.

 

 

As melhores ferramentas para agricultura de precisão

 

Existem diferentes ferramentas para agricultura de precisão. Vamos citar algumas que estão se destacando no cenário atual, conforme a opinião do gerente de engenharia Álvaro Gottlieb.

 

 

1. Drones

 

Os drones servem para analisar a lavoura e detectar a presença de pragas e doenças, as falhas de plantio, entre outros problemas. Para ter uma ideia da importância dessa ferramenta, a agricultura já utiliza metade dos 20 mil drones civis registrados no país, segundo Gottlieb.

 

Os seus sensores captam imagens e oferecem, assim, indicadores agronômicos com precisão centimétrica. A baixa altitude (150 metros) proporciona essa precisão.

 

Outra vantagem dos drones é que eles não são prejudicados pelas nuvens, já que a 150 metros de altitude elas não existem. Há dois tipos de drones: o de asa fixa, que se assemelha a um avião pequeno, e o de vários rotores, ou multirrotor.

 

 

2. Motores elétricos

 

Outras ferramentas para agricultura de precisão são os motores elétricos. Eles são uma inovação da tecnologia que permite ao agricultor uma economia em fertilizantes e sementes. Além disso, eles aumentam a produtividade e reduzem o impacto ambiental negativo. Outra vantagem é a instantaneidade no tempo de resposta.

 

 

3. Sensores

 

Os sensores oferecem dados que contribuem para que os agricultores monitorem e melhorem as culturas. Eles ajudam diferentes produtos agrícolas a se adaptar a diferentes fatores ambientais. Outro ponto é que os sensores contribuem para a coleta de informações importantes que facilitam a tomada de decisões.

 

Esses dispositivos permitem a obtenção de dados e a efetivação de diagnósticos sobre a variabilidade espacial que existe nas áreas, com a finalidade de efetuar um posterior tratamento com doses diferenciadas. Existem sensores de planta, de solo e de produtos.

 

 

4. Softwares

 

Os softwares são ferramentas para agricultura de precisão indispensáveis para o produtor rural moderno. Qualquer informação e leitura da mesa necessita de um sistema para realizar uma interpretação. Há, também, aplicativos disponíveis para o agronegócio, que podem ser usados para calcular a dosagem, agilizando o processo.

 

De acordo com Gottlieb, há uma abundância de dados, mas se eles, apesar de coletados, não forem devidamente analisados, não servirão de nada. Como são georreferenciados, é importante que eles sejam coletados e analisados em um mesmo lugar e durante muitos anos.

 

 

5. Estações meteorológicas

 

Em qualquer cultura, as estações meteorológicas são fundamentais. Elas oferecem dados confiáveis sobre a umidade e a temperatura, e sobre a ocorrência de chuva ou sol, que são valiosos para quem utiliza irrigação (pivô).

 

Essas estações ainda fornecem dados sobre a velocidade e a direção do vento, além da evotranspiração, que são importantes para a pulverização.

 

 

Os produtos da FertiSystem que ajudam na agricultura de precisão

 

A FertiSystem tem uma ampla variedade de produtos, sendo que cada um se encaixa no conceito de agricultura 4.0, desde o dosador de adubo até um acionamento elétrico na máquina. O dosador de adubo, por exemplo, é um dispositivo de precisão que uniformiza a aplicação de fertilizantes para as linhas de plantio. É um dosador fácil de usar e dispensa manutenção, o que facilita o plantio.

 

O agricultor precisa conhecer boas ferramentas para agricultura de precisão a fim de obter resultados mais efetivos na sua lavoura. Elas permitem cuidados específicos para cada tipo de cultura, o que é fundamental para que o negócio tenha sucesso.

 

 

Se está precisando de tecnologia de ponta para impulsionar seu agronegócio, não deixe de conhecer os produtos da Fertisystem. Conheça nosso site!