5 aplicativos para agricultura que melhoram o trabalho do produtor rural

 
 
5 minutos para ler
 
 

A tecnologia chegou firme à propriedade rural, trazendo inúmeras vantagens para o produtor. Uma das formas práticas e simples de ter acesso às facilidades oferecidas é com o uso de um aplicativo para agricultura.

 

A previsão do tempo, as informações técnicas sobre as culturas e o cálculo para a utilização precisa de fertilizantes e de sementes, estão entre as consultas mais importantes. Cada recurso com seus benefícios, mas todos facilitando a vida do produtor e, em alguns casos, evitando os desperdícios e trazendo economia.

 

Continue a leitura e conheça 5 aplicativos para agricultura que melhoram o trabalho do produtor rural.

 

 

1. Doutor Milho

 

Esse é um aplicativo institucional informativo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Considerada uma das maiores instituições no segmento em todo o mundo, a EMBRAPA disponibiliza o aplicativo Doutor Milho com recomendações estratégicas para a cultura.

 

Desde o início da cultura, o aplicativo Doutor Milho disponibiliza recomendações de manejo, próprias para cada estágio. Considerando a importância da seleção da semente que será utilizada, o app da EMBRAPA permite fazer consultas específicas offline a todas as cultivares de milho disponíveis na safra.

 

Para cada estágio de desenvolvimento da cultura, recomendações técnicas oriundas de um banco de dados elaborado pela instituição, disponibilizam informações relevantes para o produtor. Na verdade, o app chama a atenção para as práticas agronômicas importantes para o incremento da produtividade.

 

 

2. AccuWeather

 

Dentre uma infinidade de aplicativos para previsão do tempo, o AccuWeather é considerado um dos melhores já desenvolvidos. Além disso, também está entre os mais precisos e confiáveis.

 

O app disponibiliza previsão, temperatura e atualizações meteorológicas a cada minuto, além de um relatório do clima preciso e em tempo real. Outra grande vantagem está relacionada aos alertas do tempo que podem ser customizados por região.

 

O aplicativo oferece um sistema de localização por GPS muito preciso para previsões exatas. Também é interessante o fato de permitir a contribuição do usuário com informações sobre as condições climáticas locais, com um simples clique.

 

Para o produtor rural, o AccuWeather fornece previsões do tempo do dia, assim como das duas semanas seguintes, que vão sendo atualizadas minuto a minuto. O app está disponível em mais de 100 idiomas e pode ser configurado para qualquer parte do mundo.

 

 

3. IZagro

 

Com o aplicativo IZagro, o produtor pode cadastrar sua propriedade e selecionar as culturas com as quais opera. A partir daí, terá disponível offline informações técnicas sobre cada cultura que definiu.

 

O mais interessante é que o produtor pode realizar orçamentos gratuitos de insumos para suas lavouras. O app faz uso de um imenso banco de dados referenciados pela posição geográfica da propriedade a partir dos dados do cadastro.

 

Além disso, orienta quanto aos produtos mais recomendados para pragas e doenças da cultura específica. O produtor poderá ver manifestações de outros usuários e dispor de um canal de comunicação com Engenheiros Agrônomos. O app também oferece um simulador gratuito de seguros agrícolas.

 

 

4. Dose Certa

 

A tecnologia FertiSystem desenvolveu o aplicativo Dose Certa para a regulagem das plantadoras de forma mais correta e precisa que as tabelas normalmente afixadas nas máquinas agrícolas. Esse é um instrumento importante para o produtor, uma vez que a granulometria dos fertilizantes varia muito.

 

Assim, para qualquer que seja o fertilizante a ser utilizado, o produtor pode aferir a regulagem a partir do deslocamento com a máquina. Com o produto coletado em 100 m de deslocamento, o aplicativo fará o cálculo para a regulagem precisa por hectare de trabalho.

 

O mesmo é obtido para a regulagem da operação de semeadura. Cuidados dessa natureza evitam desperdícios com erros de regulagem a mais, assim como evitam falhas no campo, em razão de erros a menor na regulagem de fertilizantes e de sementes.

 

O app Dose Certa utiliza sempre uma distância inicial percorrida e o espaçamento adotado na lavoura. Desse modo, a regulagem torna-se extremamente precisa, pois é baseada nos resultados obtidos com o produto no campo e não fica limitada a informações teóricas apenas.

 

 

5. Adama Alvo

 

O Adama Alvo está disponível para as culturas de milho, soja, trigo, algodão, cana-de-açúcar e café. O aplicativo foi desenvolvido para facilitar a identificação de pragas agrícolas, doenças e plantas invasoras de culturas (ervas daninhas).

 

Como complemento, se o produtor encontrar alguma situação não prevista no banco de dados do aplicativo, pode fazer uma imagem com o próprio celular e enviar para uma equipe de Engenheiros Agrônomos que farão a identificação.

 

O acesso ao banco de dados pode ser realizado totalmente offline. Desse modo, o produtor, em qualquer tempo e lugar, pode avaliar o assunto que deseja identificar e resolver.

 

Como se viu, o uso de um aplicativo para agricultura pode ser um grande facilitador para o produtor, que não deve perder a oportunidade de utilizá-lo. Além disso, existe, no mercado, disponibilidade para uma grande variedade de aplicações — algumas voltadas diretamente para fatores de produção, como sementes e fertilizantes.

 

 

Sendo assim, conheça o aplicativo Dose Certa da FertiSystem e faça um teste gratuito agora mesmo.