[blog] Banner principal (academia do plantio)
Dicas

Leitura: MIN

5 Dicas para otimizar os resultados da produção agrícola no verão

 
 
 
3 minutos para ler
 

Todo produtor quando planeja, investe e trabalha em sua propriedade espera o melhor a cada safra. Mas, como fazer para garantir uma boa produção agrícola no verão de modo que todo esforço valha a pena?

 

Embora garantias absolutas realmente não existam, uma boa estratégia de produção, com cuidados no manejo do solo, com as sementes e com a irrigação, pode e deve ser aplicada. E ela consiste naquilo que o produtor já faz: planejamento, investimento e trabalho, com algumas dicas importantes.

 

Continue a leitura e conheça essas 5 dicas para otimizar os resultados da produção agrícola no verão.

 

 

1. Faça um manejo de solo adequado

 

A base de uma boa produção é um solo bem preparado e fértil o bastante para a cultura implantada. Assim, com vistas à chegada do verão, realize uma análise do solo da propriedade a fim de conhecer as necessidades para um manejo adequado.

 

É preciso avaliar as demandas por correção da acidez, assim como os níveis de fertilidade que precisam ser corrigidos em função da lavoura. Nessa avaliação, leve em conta tanto os macronutrientes, como os micronutrientes do solo.

 

 

2. Dê atenção à semeadura

 

Conheça as variedades mais adequadas à sua região e adquira sementes de qualidade, de fornecedores conhecidos e confiáveis. Se for pertinente, proceda ao tratamento das sementes contra doenças e/ou pragas.

 

Esteja certo de ter feito um adequado preparo do solo, a fim de conseguir alcançar uma boa germinação. Isso inclui a eliminação da possível concorrência de ervas invasoras, de cultura mais comuns em sua região, por exemplo.

 

 

3. Reveja os sistemas de irrigação adotados

 

De posse das previsões climáticas para a temporada, confira se o seu sistema de irrigação poderá atender à demanda do verão. Veja se será necessária alguma adequação para que não haja perdas na lavoura.

 

Assim, faça uma boa revisão no conjunto motobomba, nas tubulações e nos acessórios. Especial atenção deve ser dada para os gotejadores ou aspersores, dependendo do sistema adotado, mas, sobretudo, garanta sua fonte de água.

 

 

4. Implemente o manejo integrado de pragas

 

Se ainda não o fez, adote o manejo integrado de pragas (MIP) em sua propriedade. Essa estratégia consiste numa ação coordenada de diferentes técnicas com vistas ao controle eficaz na lavoura.

 

O MIP pode ser pensado em qualquer momento, mas sua implementação vai ocorrendo ao longo do ano. Para isso, leve em conta a escolha de variedades resistentes, a rotação de culturas, a facilitação de inimigos naturais e o uso de cobertura vegetal, entre outras.

 

 

5. Faça uso de tecnologia para o campo

 

O agronegócio tem recebido a tecnologia positivamente, com muitos ganhos e facilidades ao operador. São inúmeras as facilidades disponíveis viabilizando maior precisão e controle, resultando em melhores produtividades.

 

As operações de campo anteriormente comentadas de adubação e semeadura, por exemplo, são especialmente incentivadas com o uso de dosadores de precisão, de tabelas eletrônicas de dosagem, softwares de gestão e muito mais.

 

Dessa forma, esteja preparado para a nova temporada com essas dicas para a produção agrícola no verão.

 

 

Gostou das informações do artigo? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você poderá acompanhar as nossas postagens.

 
FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.