[blog] Banner principal (academia do plantio)
Tecnologia

Leitura: MIN

Entenda agora a importância da agricultura de precisão

 
 
7 minutos para ler
 
 

A era digital chegou também ao campo e tem auxiliado os produtores rurais na ampliação de sua produção com o uso da tecnologia. Nessa linha, a que mais se destaca é a chamada agricultura de precisão, que otimiza todo o processo produtivo.

 

Em linhas gerais, a agricultura de precisão é o sistema de manejo integrado de tecnologias e informações, que levam em consideração a análise de vários dados coletados no campo para estabelecer qual a melhor forma de realizar o plantio de determinada cultura.

 

Com o uso desse modelo, há aumento da produtividade, utilizando menos recursos e fertilizantes. Se o tema o interessou, continue a leitura de nosso post e confira como a tecnologia pode melhorar a produtividade em sua propriedade!

 

 

Definição da quantidade exata de sementes e fertilizantes

 

Uma das principais vantagens da agricultura de precisão é o uso da tecnologia. Por meio de softwares e de equipamentos, os implementos agrícolas conseguem fazer a dosagem exata de sementes e de fertilizantes durante o plantio, evitando desperdícios e otimizando a plantação.

 

O resultado prático será composto de lavouras mais bem distribuídas e que contarão com a quantidade certa de insumos aplicados. No momento da colheita, o responsável poderá sentir no bolso o aumento da produtividade.

 

 

Garantia de economia de recursos

 

A agricultura de precisão permite, ainda, a automação de uma série de processos que, ao final, garantirão economia com os recursos empregados. Com o uso da tecnologia, é possível fazer uma leitura de todo o processo, incluindo o aeroespacial e o topográfico da área a ser plantada, otimizando a irrigação onde é considerada mais necessária.

 

 

Aumento da produtividade no campo

 

Com o uso de mapas de produtividade e fertilidade, o produtor pode ter acesso a dados que o auxiliarão a aumentar a produtividade, direcionando o plantio para áreas consideradas mais férteis. Além disso, esses mapas já darão informações privilegiadas sobre quais culturas apresentam melhor desempenho dentro da produtividade e quais necessitam de mais insumos e fertilizantes para sua produção. O resultado poderá ser verificado diretamente na hora da colheita.

 

A busca por melhorias na produtividade é algo priorizado por muitas empresas, tanto no ramo da agricultura quanto fora. Quando se tem um fluxo de atividades funcionando no seu melhor potencial, os índices produtivos sobem, gerando mais capital dentro das possibilidades do seu negócio. Dessa forma, é possível criar janelas para investimentos maiores, auxiliando diretamente no crescimento da organização.

 

 

Otimização do aproveitamento do solo

 

Como dito, com o uso da agricultura de precisão, o produtor poderá analisar os mapas de produtividade e fertilidade e, assim, fazer o melhor aproveitamento do solo. Com determinadas ferramentas, como dispositivos móveis, Big Data, máquinas avançadas e drones, é feito o levantamento espacial e temporal de fatores edafoclimáticos — que analisam clima e solo — das áreas de plantio. Tais dados são analisados no momento do plantio.

 

Isso permite que ele seja feito com o melhor aproveitamento do solo, levando, ainda, em consideração a distância entre mudas, a posição em relação à insolação que poderá favorecer seu crescimento, entre outros dados analisados via tecnologia.

 

 

Automatização das atividades e dos processos

 

O uso de ferramentas tecnológicas no campo permite, ainda, a automação de uma série de processos, que, via leitura de softwares, determinarão como serão os processos de plantio, de fertilização, de irrigação e de posterior colheita.

 

Via um software específico, que é acoplado às máquinas e aos implementos que atuarão nas áreas produtivas, é feita a distribuição perfeita das mudas de acordo com o melhor resultado que se pode esperar na hora da colheita.

 

Vale ressaltar também que a automatização dos processos e atividades é uma prática cada vez mais comum na maioria das empresas, tanto do ramo quanto fora. As organizações que deixam de adotar essa prática começam a ficar ultrapassadas perante a concorrência. Por isso, é importante estar sempre a par das novas tecnologias que podem auxiliar o seu negócio.

 

 

Produção em maior escala

 

Quando se trata de aumento da produção, a utilização da tecnologia é algo indiscutível, tanto quanto para aumentar a produtividade. É importante ressaltar também seu forte potencial quando usada para aprimorar a gestão de todos os processos que integrem a produção do negócio. Dessa forma, é possível alcançar resultados mais positivos dentro do negócio.

 

Para que a agricultura prossiga desempenhando seu papel de produção, é necessário que práticas tecnológicas modernas sejam adotadas. Dessa forma, é possível garantir a diminuição dos custos de produção, a oferta de alimentos com qualidade e, consequentemente, o aumento na produtividade de cada um dos processos.

 

 

Segurança na tomada de decisões

 

Todos os processos se tornam mais eficientes e rápidos quando se facilita a comunicação do negócio, tanto interna quanto externamente. O objetivo aqui é fazer com que o processo se torne mais decisório e eficiente.

 

Com a utilização da tecnologia no campo, as operações complexas se tornam rotinas mais simples, facilitando as tomadas de decisões. Também vale lembrar que essa prática interliga todos os setores do agronegócio, permitindo que os responsáveis pela gestão tenham uma visão mais ampla, o que também ajuda no processo decisório.

 

 

Impactos ambientais reduzidos

 

Com o uso de softwares cada vez mais sofisticados nos processos agrícolas, a diminuição no consumo de insumos, pesticidas e fertilizantes é notória. Também vale ressaltar que a utilização da tecnologia também auxilia na economia, reduzindo os gastos em várias partes do processo produtivo no campo. Dessa forma, a emissão de gás carbônico na atmosfera é menor.

 

Outro benefício relacionado à diminuição dos impactos ambientais é o desenvolvimento de soluções sustentáveis de fonte de energia, tais como os biocombustíveis. Assim, é possível minimizar os efeitos colaterais que afetam a natureza negativamente.

 

 

Maior controle

 

O uso da tecnologia direta nos processos agrícolas fornece a possibilidade de ter uma análise e acompanhamento muito mais eficiente dos processos. Sistemas como observação via GPS, análises de solo e outros, são totalmente benéficos para o gestor responsável. Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla e, consequentemente um controle maior sobre todo a esquematização.

 

Como vimos, o surgimento de fazendas Hi-Tech já é uma realidade em nosso meio e, cada vez mais, elas usam a tecnologia para o aumento da produção. Para isso, diversas informações são levantadas usando os mais variados equipamentos especialmente desenvolvidos para esse fim.

 

Por fim, é importante ressaltar a importância de contar com o auxílio de empresas especializadas no assunto. Existem várias organizações que são especializadas em atender e oferecer certas soluções para empresas de agricultura, assim como a FertiSystem. Nós temos o foco em promover inovações nos processos integrados de plantabilidade, resultando em produtos tecnológicos que atendas suas expectativas de forma a melhorar seus ganhos de maneira totalmente sustentável.

 

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a agricultura de precisão e sobre sua grande importância para o setor? Entre em contato com a FertiSystem e siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.