[blog] Banner principal (academia do plantio)
Dicas

Leitura: MIN

Entenda como minimizar as perdas de alimentos na agricultura

 
 
3 minutos para ler
 
 

Os dados são alarmantes: praticamente um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado. Os dados são da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). Em um momento em que praticamente um quarto dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza, é inconcebível um número tão alto de perdas de alimentos.

 

Esse dado levanta mais preocupações. Mostra que é necessário algumas ações para evitar um desperdício tão grande de alimentos. Na maioria das vezes, isso pode ser minimizado com atitudes simples, porém eficazes.

 

Se quer conhecer algumas maneiras de reduzir as perdas de alimentos na agricultura, acompanhe nosso post agora mesmo!

 

 

Faça a correção do solo

 

Antes mesmo do plantio, já é possível evitar o desperdício de alimentos. Pode parecer que não, mas se o solo não estiver devidamente preparado, uma enorme parcela das sementes plantadas não germinarão, causando sérios prejuízos.

 

Dessa forma, torna-se fundamental que o processo de eliminação de desperdícios inicie em uma adequada preparação do solo, com correção com calcário e aplicação de adubo, o que contribuirá de forma determinante para a produção.

 

 

Ajuste as máquinas agrícolas

 

Na hora do plantio, é importante que as máquinas agrícolas estejam devidamente calibradas e em dia com a manutenção para que a semeadura ocorra de forma uniforme e respeitando o espaçamento adequado para o bom desenvolvimento das plantas. Nesse momento, é possível ter como aliada a tecnologia, que conta com importantes avanços na área com a agricultura de precisão.

 

A colheita também deve contar com equipamentos calibrados para que toda a produção seja retirada do campo, sem perdas. As máquinas devem estar devidamente higienizadas, a mão-de-obra deve ser instruída e, dependendo do tipo de produto, até mesmo a escolha do melhor momento do dia para colheita deve ser considerado.

 

 

Planeje o transporte

 

O planejamento deve estar presente em todas as etapas da produção. Porém, no momento do transporte, ele é fundamental. É importante que toda a produção colhida seja encaminhada o mais rapidamente aos silos para a secagem nos casos de grãos, ou então refrigeradas no caso de frutas.

 

Legumes e verduras merecem atenção especial nesse momento. Devem ser armazenados cuidadosamente para que não sofram qualquer dano que as torna inservíveis ao mercado.

 

 

Estabeleça padrões de qualidade

 

Na hora da seleção dos produtos colhidos, é fundamental uma correta separação por grau de maturação, tamanho, peso, coloração e presença de defeitos. Quanto mais uniformes forem os itens, menos eles serão manuseados nos mercados no processo de escolha dos clientes. Dessa forma, não sofrerão novas batidas, que os tornam desvalorizados em relação aos demais.

 

Como você percebeu, medidas simples podem ser tomadas ao longo de todo o processo produtivo no campo para reduzir as perdas de alimentos. Uma simples medida pode contribuir para um melhor aproveitamento da produção e, consequentemente, aumento do valor recebido pelos produtos — o que é bom, também, para quem planta.

 

 

Se gostou de nosso artigo sobre a redução de perdas de alimentos, siga nossas páginas nas redes sociais, como FacebookLinkedInInstagram e YouTube. Temos sempre um material interessante para você! Até a próxima!

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.