[blog] Banner principal (academia do plantio)
Sustentabilidade

Leitura: MIN

Agricultura digital: como funciona e quais os seus benefícios?

 

O agronegócio brasileiro vem se modernizando a passos largos, oferecendo soluções e aprimoramentos para a melhoria dos trabalhos no campo, com redução de custos e aumento da produtividade. A Agricultura Digital incorpora a maior parte da tecnologia disponível para esse fim.

 

Do uso de drones e sensores até o controle preciso da utilização de sementes e de fertilizantes, a tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o produtor. Amplitude do alcance da gestão e gerenciamento online completam o pacote.

 

Continue a leitura e descubra como funciona a Agricultura Digital e quais os seus benefícios.

 

 

O que é a Agricultura Digital?

 

A expressão faz referência à utilização intensiva de tecnologia digital para a operacionalização e o gerenciamento das atividades conduzidas na propriedade rural. Assim, o conceito de Agricultura Digital alcança diversas frentes, desde as previsões climáticas até o controle de maquinário agrícola ativo no campo.

 

Quando a tecnologia atravessou a porteira, trouxe mais produtividade e sustentabilidade às atividades produtivas do agronegócio e, por essa razão, é também conhecida como Agricultura 4.0. Em alusão à Indústria 4.0, quando se informatizou de maneira mais ampla, sobretudo com a utilização de sensoriamento remoto, a agricultura segue no mesmo sentido.

 

Portanto, a Agricultura Digital é uma resposta do agronegócio acompanhando a evolução tecnológica ocorrida em outros segmentos. Com o uso de aplicativos, GPS, sensores e plataformas de gerenciamento, ela vem permitindo a interligação e o aprimoramento da gestão em praticamente todas as atividades.

 

A implantação dessa tecnologia no campo permite ao produtor rural aperfeiçoar as suas atividades com maior eficiência e mais controle sobre as tarefas. A administração rural e a condução da lavoura passam a dispor de uma série significativa de benefícios e vantagens capazes de torná-las mais eficientes e produtivas.

 

 

Quais são os seus benefícios?

 

A variedade de recursos disponibilizados atualmente traz benefícios de natureza administrativa, de tecnologia agrícola e operacional, de gestão da propriedade, entre outros. Descubra, a seguir, as possibilidades criativas que surgem a partir das facilidades oferecidas pela Agricultura Digital.

 

 

Detecção e monitoramento

 

Uma das grandes vantagens da tecnologia aplicada ao campo, sobretudo para as grandes propriedades, foi a possibilidade de viabilizar um monitoramento permanente das condições da lavoura. Assim, a instalação de sensores de umidade em pontos estratégicos dos talhões permite acompanhar e detectar a demanda hídrica em determinados locais.

 

Por sua vez, a utilização de drones com câmeras permite realizar uma varredura completa nas diversas áreas da propriedade, identificando a ocorrência de pragas e doenças em reboleiras. Com isso, é possível promover ações de controle antes que se espalhem.

 

Todas essas atividades de detecção e de monitoramento são transmitidas online, em tempo real, otimizando as respostas necessárias que antes não seriam possíveis com a presteza oferecida. Com isso, a redução de perdas e a eficiência na gestão da lavoura são os principais resultados.

 

 

Sustentabilidade

 

A tecnologia disponibilizada pela Agricultura Digital permite a otimização no uso de defensivos agrícolas, de fertilizantes e de irrigação, entre outros. Além do menor consumo de energia (combustíveis e máquinas), há uma significativa redução no emprego de insumos para a adubação e para o controle fitossanitário, resultando em menores custos ambientais na propriedade.

 

Ao mesmo tempo, a biotecnologia que desenvolve sementes de cultivares mais adaptados a cada região e mais resistentes às doenças e pragas, ao associar-se à Agricultura Digital, potencializa as respostas sustentáveis da lavoura. Insumos são utilizados de modo racional, muitas vezes localizado e, sobretudo, com uma tecnologia que evita perdas no campo.

 

 

Produtividade

 

A tecnologia aplicada ao campo permite avaliar com maior precisão as demandas do solo por água e nutrientes, assim como ocorrências ainda localizadas de pragas e doenças. Ao mesmo tempo, o monitoramento contínuo de toda a propriedade permite identificar talhões abaixo do standard, por vezes isolados e que poderiam passar despercebidos.

 

A otimização nos instrumentos de gerenciamento da propriedade, com a utilização de plataformas de gestão integradas aos sensores, às informações de condições climáticas e aos dados de monitoramento em tempo real, leva a um fim comum: maior produtividade.

 

Considere, por exemplo, o gerenciamento em tempo real das máquinas em operação, construindo indicadores de rendimento, de consumo de combustíveis e de lubrificantes, entre outros. Assim, é incontestável a ação da Agricultura Digital abrindo portas para o agronegócio, sobretudo no incremento à eficiência da produção.

 

 

Redução de custos

 

Nas operações de semeadura e de aplicação de fertilizantes, o preciso controle do maquinário reduz significativamente as perdas comuns que se avolumam especialmente nas grandes lavouras. Todo esse controle que a precisão permite, assim como a racionalização no emprego de defensivos e de demais insumos, se traduz em uma redução nos custos de produção.

 

A identificação de falhas na germinação e de diferenças no desenvolvimento de talhões, assim como a otimização do uso de máquinas, é uma das possibilidades introduzidas com a tecnologia e que resultam em menos custos. Uma lavoura mais eficiente, mais produtiva e com os seus problemas resolvidos no nascedouro oferece uma marcante diminuição nos gastos com a produção.

 

 

Quais as principais tecnologias aplicadas?

 

Como se tem apontado ao longo deste post, são inúmeras as tecnologias desenvolvidas e aplicadas no agronegócio. Em especial, podem ser destacadas as mostradas a seguir.

 

 

Utilização de drones

 

O emprego de drones no agronegócio permite inúmeras funções que podem ser assim resumidas, entre outras:

 

  • sensoriamento remoto;
  • demarcação de áreas para cultivo;
  • acompanhamento do desenvolvimento da lavoura por talhão;
  • levantamento do stand instalado;
  • detecção de pragas e doenças;
  • monitoramento da irrigação;
  • aplicação de defensivos;
  • detecção de focos de incêndio.

 

 

Emprego de sensores

 

Os sensores permitem grande precisão no monitoramento das condições para o melhor desenvolvimento da lavoura. A Agricultura Digital trouxe grandes possibilidades de aprimoramento e controle com a diversidade de sensores que oferece e que, em sua maioria, podem fornecer informação em tempo real. Conheça os principais empregos:

 

  • características de solo (pH, umidade, condutividade elétrica);
  • índices de vegetação (desenvolvimento, estresse, produtividade);
  • teores de matéria orgânica;
  • teores de alguns nutrientes.

 

 

Plataformas de gestão online

 

As plataformas especializadas na gestão de propriedades rurais conectadas permitem o acesso às informações a partir de qualquer lugar. Assim, em sua residência na cidade, o produtor pode acompanhar as atividades no campo.

Se o proprietário reside na fazenda, pode acompanhar o andamento das máquinas e a situação dos talhões, ainda que nas áreas mais distantes da propriedade, sem a necessidade de se deslocar até o local. Essas possibilidades constituem facilidades inimagináveis até pouco tempo atrás.

 

 

Implantação de controladores de sementes e fertilizantes

 

A aplicação de fertilizantes e a semeadura costumeiramente apresentam imprecisões nas regulagens a partir das tabelas fornecidas pelos fabricantes das máquinas. A tecnologia resolveu esse problema com a utilização de controladores eletrônicos de fácil instalação na cabine de qualquer máquina.

 

Esses controladores permitem operar com precisão a regulagem das máquinas, além de fornecerem diversos indicadores operacionais, aprimorando a produtividade e reduzindo perdas e falhas no stand. Nesse sentido, considere as soluções para o controle de semeadura e de aplicação de fertilizantes desenvolvidas pela FertiSystem.

 

Como se viu, a Agricultura Digital trouxe muitas soluções e aprimoramentos para o processo produtivo rural e para a sua gestão. Os benefícios implementados justificam os custos em sua implantação.

 

 

Entre em contato conosco e conheça os produtos com que a FertiSystem abastece a Agricultura Digital.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.