[blog] Banner principal (academia do plantio)
Dicas

Leitura: MIN

Aprenda como usar a tecnologia para aumentar a produtividade na agricultura

 
 
 
6 minutos para ler
 
 

Adotar tecnologias na produção rural já não é mais um diferencial para se destacar. Na verdade, quem não moderniza a fazenda, torna a gestão menos produtiva e sustentável a longo prazo e não consegue atender às expectativas dos consumidores.

 

A tecnologia para aumentar a produtividade na agricultura é um dos quesitos para ter melhores resultados. A adoção de sistemas integrados e máquinas faz com que você seja mais preciso em suas decisões e consiga fazer o plantio corretamente, em nível. Soluções como a tabela eletrônica de dosagem facilitam as suas decisões para o controle e o gerenciamento dos insumos utilizados na lavoura.

 

Contudo, é comum ficar em dúvida na hora de escolher um parceiro. Como existem diversas opções no mercado, você deve analisar bem todas as propostas antes de tomar uma atitude. Mas fique tranquilo: este conteúdo mostra para você os principais detalhes do assunto e o papel da tecnologia no presente e no futuro do seu negócio.

 

 

Por que o uso da tecnologia tem ganhado cada vez mais importância na agricultura?

 

O ano de 2018 foi importante para o setor em nosso país. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) alcançou R$569,8 bilhões, sendo a soja e o algodão os grandes destaques porque alcançaram os maiores resultados na série iniciada em 1989.

 

Grande parte disso acontece por causa da adoção de tecnologias em todas as etapas da produção agrícola. Os avanços tecnológicos são aplicados para aumentar a eficácia do plantio, reduzir custos e garantir a segurança do trabalhador.

 

Saiba que, nos últimos anos, a demanda por alimentos tem se tornado cada vez mais exigente. Some a isso o aumento dos custos dos insumos produtivos e temos um orçamento mais custoso para manter a lavoura produtiva.

 

As dificuldades são inúmeras, como a elevação nos preços dos combustíveis, das sementes, dos fertilizantes e de mão de obra. Inclusive, há necessidade de atenção com os processos de manutenção das máquinas agrícolas.

 

Nesse cenário, torna-se imprescindível adotar tecnologias para aumentar a produtividade na agricultura e as chances de crescer no mercado. 

 

 

Quais são os avanços tecnológicos presentes nessa área?

 

Um dos principais pontos é a genética das sementes. Por serem mais saudáveis e produtivas, seu poder de germinação é eficiente. Lembre-se, também, do aumento da resistência às pragas e às doenças.

 

Entretanto, isso não quer dizer que ainda não é necessário esforço e preparação para ter bons números na lavoura. Todo esse potencial tecnológico pode ser perdido quando o plantio é incorreto ou deficiente. Isso significa desperdiçar tempo, dinheiro e boas oportunidades para vender mais.

 

Por falar em plantio, a agricultura de precisão é outro aspecto fundamental. Já que é necessário enxugar gastos sem comprometer a qualidade dos produtos, todo grão conta — literalmente. Dessa forma, existem várias opções para, por exemplo, mostrar o caminho certo ao trabalhador ou, até mesmo, mover veículos e máquinas sozinhas, assim como o mapeamento da colheita.

 

 

Como acontecem as principais falhas no setor agrícola?

 

Os desperdícios são os principais vilões de quem quer otimizar a produção. As falhas na deposição das sementes (deposição de duplas ou falta de sementes) e os erros na deposição de adubo, em excesso ou em falta, atrapalham o ciclo de crescimento.

 

Outro erro que traz sérias consequências é fazer o plantio em curva, sem considerar o seu raio de curvatura. E, por último, mas não menos importante, a regulagem incorreta dos equipamentos compromete o planejamento realizado. Todos os pontos citados implicam em má produtividade de plantio, pois são práticas incorretas.

 

 

Como a FertiSystem pode ajudar a aumentar a produtividade na agricultura?

 

Ao utilizar um sistema atrelado ao mapeamento da composição química do solo, o agricultor consegue otimizar a produção e, consequentemente, reduzir as falhas descritas acima. Por isso, um dos principais objetivos da FertiSystem é fomentar o uso de tecnologias para aumentar a produtividade na agricultura. Abaixo, você confere algumas de nossas soluções.

 

 

FS Nível

 

Produto desenvolvido para ajudar o agricultor na preservação do solo, evitando o plantio “morro acima — morro abaixo”. O FS Nível é um dispositivo eletrônico que, quando colocado na cabine do trator, informa ao operador o caminho para conduzir o veículo em nível na lavoura. Essa funcionalidade parece simples, mas, por ser independente de sistemas GPS, pode ser aplicada em qualquer situação.

 

 

TXF MB

 

O TXF MB facilita a dosagem dos insumos. Ele substitui toda a parte mecânica da regulagem do implemento, por meio de um sistema elétrico em que o usuário digita a taxa desejada de semente e de adubo. E não para por aí. O TXF MB é controlado por um aplicativo de celular ou tablet, facilitando o acesso de informações e o seu manuseio.

 

 

FertiSeed

 

Equipamento capaz de efetuar a dosagem eficiente e eficaz de fertilizantes microgranulados em baixas dosagens (de 15 a 80 kg/ha). Desse modo, a aplicação fica mais precisa, localizada nos sulcos, sem desperdícios.

 

Saiba que a aplicação do adubo microgranular também é facilitada, já que a operação é realizada ao mesmo tempo que o plantio e a semeadura. Essa funcionalidade elimina trabalhos adicionais, tornando o sistema mais econômico e ágil.

 

 

ITS 5000

 

Este dosador é o único no mercado brasileiro que permite a aplicação de microgranulados em dosagens de 5 a 80 kg/ha. Atualmente, o ITS 5000 está presente em 95% das plantadeiras do mercado brasileiro, mostrando que é um produto confiável e de qualidade, já estabelecido como um dos melhores no Brasil.

 

 

IsoPlanter64

 

A IsoPlanter64 é um sistema que pode ser interligado aos monitores de plantio já existentes no mercado. O seu grande diferencial é a possibilidade de plantar e semear a partir de um sistema elétrico, enquanto os convencionais são mecânicos e menos precisos. A IsoPlanter 64 permite que o plantio opere com taxa variável, desligamento linha a linha e compensação em curva, conforme monitor do cliente e mapa local da região de aplicação.

 

Com a leitura deste conteúdo, você entendeu como a tecnologia é fundamental para aumentar a produtividade na agricultura. Além disso, descobriu como a FertiSystem tem os produtos ideais para a sua produção.

 

Portanto, pare de perder tempo e entre em contato com a FertiSystem quanto antes!

 

 

Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro das próximas postagens? Siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.