[blog] Banner principal (academia do plantio)
Sustentabilidade

Leitura: MIN

Saiba como realizar o aproveitamento da água da chuva na agricultura

 
 
4 minutos para ler
 

Você não precisa viver em uma região semi-árida para promover o aproveitamento da água da chuva na agricultura. A importância ambiental dessa iniciativa é grande e pode ajudar a garantir a sobrevivência futura desse recurso na propriedade.

 

Existem diferentes maneiras de captar e reservar esse insumo natural indispensável. Além disso, você verá que é possível adequar a forma de fazê-lo às circunstâncias de cada propriedade.

 

Continue a leitura e saiba como realizar o aproveitamento da água de chuva na agricultura.

 

 

Qual a importância do aproveitamento da água de chuva?

 

Como se sabe, a água é um bem finito e já se encontra escassa em diversas regiões. Desse modo, quando chega o período das chuvas, é hora de providenciar uma solução para captar e reservar as águas pluviais, a fim de evitar prejuízos na lavoura.

 

O fato de haver uma nascente ou um córrego na propriedade não é garantia de sua continuidade. Na verdade, a utilização continuada dessas fontes, associada às perdas de vegetação nativa ciliar (à volta das nascentes e margeando os córregos), coloca em risco sua permanência.

 

Por essa razão, qualquer iniciativa de aproveitamento da água e redução do desperdício é essencial para sua sustentabilidade. Conheça algumas formas de aproveitar a água da chuva na propriedade rural.

 

 

Onde pode ser utilizada?

 

A água da chuva aproveitada pode ser utilizada para diversos fins em uma propriedade rural, são diversas situações podem demonstrar sua utilidade, como:

 

 

Irrigação

 

A principal aplicação da água de chuva captada é a irrigação. Para esse fim, podem ser atendidos jardins, hortas, pomares e mesmo lavouras maiores, dependendo das instalações.

 

 

Lavagem de máquinas agrícolas

 

Máquinas agrícolas e seus implementos, normalmente retornam do campo muito sujos, pela própria natureza do trabalho. Sua lavagem pode ser perfeitamente realizada com a água da chuva captada.

 

 

Lavagem de instalações

 

A produção agrícola conta com instalações que requerem limpeza periódica, algumas até diária. Áreas mais acimentadas, galpões de armazenagem podem ser limpas de forma consciente .

A lavagem das áreas de serviço, pátios e calçadas da residência também constituem um bom aproveitamento da água na agricultura. Todo local que precisar ser lavado pode fazer uso dessa água.

 

 

Como aproveitar a água da chuva?

 

Para aproveitar esse insumo natural é preciso implantar algumas instalações. As características vão depender das circunstâncias e do local de cada uma, como por exemplo:

 

Desenvolva um sistema de captação

 

Para captar a água da chuva podem ser utilizados os telhados das construções existentes na propriedade. A água deve ser conduzida pelas calhas até um reservatório.

 

A captação também pode ser feita diretamente em um reservatório do tipo represa. Assim, a água captada é posteriormente bombeada para as áreas de aplicação.

 

 

Instale filtros antes do reservatório

 

Qualquer que seja a forma de captação, a água deve passar por um sistema simples de filtragem grosseira. Na verdade, um jogo de telas de diferentes tamanhos, cada vez menores, são suficientes para reter impurezas e sujeiras presentes na água.

 

 

Implante um reservatório próprio

 

É importante que, para determinados usos e locais seja instalado um reservatório próprio, podendo ser instalada na residência uma caixa d’água, para receber parte da água da chuva captada e que será empregada exclusivamente na limpeza das áreas externas da casa.

 

Dessa forma, é fácil perceber que o aproveitamento da água da chuva na agricultura é uma importante iniciativa que coloca o produtor afinado com as questões ambientais que afetam o seu patrimônio.

 

 

Gostou das informações do artigo? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você poderá acompanhar as nossas postagens.

FertiSystem usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.