Ferramenta de plantio em nível: como funciona e quais seus benefícios?

 
 
5 minutos para ler
 
 

Uma ferramenta de plantio em nível ajuda a conservar o solo ao reduzir a velocidade do escoamento superficial (ou seja, de enxurradas), de modo a dificultar que nutrientes e outros elementos importantes sejam carregados pela água.

 

Neste artigo você vai entender como funcionam e quais os benefícios das ferramentas de plantio em nível. Começamos relembrando os benefícios dessa prática de conservação do solo. Em seguida, mostramos a importância de equipamentos eletrônicos para otimizar as atividades na propriedade rural.

 

Também, descrevemos as principais características da FS Nível e ao final ensinamos o que considerar para escolher a melhor ferramenta para implementar essa técnica no seu agronegócio.

 

 

Relembre o que é plantio em nível

 

A formação de linhas de plantio, com o uso do plantio em nível, formam obstáculos para retensão d’água, pois reduz a velocidade da enxurrada — seguindo-se as curvas de nível há mais tempo para a água infiltrar no solo, deixando de escorrer sobre a superfície e assim reduzindo o risco e os impactos da erosão em mais de 50%. A técnica também é chamada de “semeadura em contorno”.

 

O plantio em nível é importante porque a água leva embora corretivos, fertilizantes e outros insumos. O plantio em nível, portanto, ajuda a aumentar o retorno sobre o investimento nesses elementos, ao preservá-los da ação da água.

 

 

Entenda como funciona a ferramenta de plantio em nível

 

O maior objetivo de ferramenta de plantio em nível é a conscientização dos produtores em fazer o plantio ou manejo de solo da maneira correta, que é fazendo o contorno para aumentar a produtividade e evitar perda de solo e contaminação dos lençóis freáticos ou rios.

 

Esse equipamento pode ser voltado tanto para o plantio quanto para o preparo do solo. Por exemplo, se for necessário realizar alguma atividade de preparo de solo como lavragem, gradagem ou subsolagem, esse equipamento pode ser utilizado.

 

O FS nível é composto basicamente por um grupo de lâmpadas LED, ligadas em bateria 12 volts. A ferramenta é fixada na parte da frente da cabine do trator e o operador deve ficar observando a ferramenta durante o deslocamento. Ela não pode ser instalada na parte lateral da cabine, senão perde a eficiência. Cabe destacar que o grupo de LED’s fica piscando para indicar para qual sentido o operador deve guiar o trator, para que a operação em nível aconteça.

 

Ela funciona como uma barra de luz na pulverização indicando o que o operador deve fazer. Então, se as luzes verdes estiverem ligadas, significa que o equipamento está “no nível”.

 

Quando o operador começa operar o trator e a descer o terreno, o equipamento vai ligar as luzes indicadoras para cima, sinalizando a ação que o operador tem que tomar, que seria de subir a máquina no sentido do terreno. O inverso também ocorre.

 

O equipamento tem 5 barras de luz, sendo 3 amarelas e 2 vermelhas. Cada faixa de luz corresponde a um grau de inclinação, ou seja, para cada grau que o trator se desloca no sentido do desnível, ela acende uma barra de luz.

 

 

Conheça os benefícios da ferramenta FS Nível

 

Vamos entender com mais detalhes os benefícios dessa ferramenta de plantio em nível.

 

 

Simplicidade de uso

 

O equipamento FS Nível é de uso muito simples. Ele deve ser instalado, posicionado na cabine e ligado em 12V, que é a bateria do trator. O operador deve simplesmente colocar o trator no nível, ligar o equipamento e segurar o botão de ligar por aproximadamente cinco segundos para calibrar o nível do equipamento.

 

Por exemplo, se o operador ficar com o trator em desnível e não calibrar, a ferramenta vai entender que aquela posição é a do nível, o que vai provocar erros.

 

 

Facilidade de calibrar

 

O FS Nível só precisa ser calibrado uma vez. No entanto, se por algum motivo o trator ficou sem bateria ou desconectou dela, o ideal é calibrar novamente. Enquanto o trator estiver com bateria, a ferramenta vai manter a calibração atualizada. É importante destacar que a bateria é recarregada no próprio trator.

 

 

Saiba o que considerar ao escolher a melhor ferramenta de plantio em nível

 

Atualmente, não existe outra ferramenta como o FS Nível no mercado em termos de custo-benefício. Hoje, operadores de trator fazem o trabalho de acordo com a sua própria experiência ou utilizam equipamentos mais sofisticados, como o GPS, que muitas vezes são inviáveis para o pequeno produtor.

 

Atualmente, o maior desafio do plantio em nível é a cultura do produtor. Como as máquinas estão cada vez maiores, muitos produtores acabam ignorando algumas características do terreno em busca de aumentar a eficiência operacional.

 

Isso pode fazer com que surjam outros problemas. Estudos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta) e da Embrapa apontam que o plantio em contorno aumenta produtividade em até 8% quando comparado ao plantio em desnível. Esse resultado representa até 10% a mais de peso em 1000 sementes.

 

A semeadura em contorno aumenta em cerca de 5 vezes a infiltração de água no solo. Isso representa uma redução de 50% na perda de solo e água. Portanto, o produtor que ignora o terreno e busca a produtividade apenas no investimento em tratores ou fertilizantes está perdendo oportunidades de elevar sua plantabilidade.

 

Uma ferramenta de plantio em nível indica por onde o trator deve passar, o que se reflete em maior produtividade e menor perda de solo. Os dados apresentados neste artigo comprovam os benefícios, em especial para pequenos e médios produtores.

 

 

Aprenda mais sobre nossos serviços e produtos, como o FS Nível, e como eles podem ajudar seu agronegócio. Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro das próximas postagens? Siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Veja também